Departamento de Biologia Geral

Professor Paulo Fevereiro – Nota de falecimento e pesar

Postado por arnofritz em 13/maio/2021 -

Mais uma árvore foi derrubada. Tinha tronco forte. Era de madeira de lei. Um exemplar único chamado Paulo César Ayres Fevereiro.

Biólogo, botânico, taxonomista formado na extinta Universidade Gama Filho, ele era capaz de identificar quase qualquer planta com o mínimo de material vegetal.

Ingressou na UFF em 25 de abril de 1983, vindo de Campina Grande. Fez parte do primeiro time do Instituto de Biologia; estava lotado no Departamento de Biologia Geral do qual foi duas vezes Chefe de 1991 até 1995 e três vezes membro titular do Colegiado do Instituto de 1986 até 1992. Implantou o alicerce do atual Setor de Botânica da UFF, primeiramente no Horto Florestal de Niterói, depois no anexo do prédio onde funcionou o Instituto de Física.

Amigo do ex-reitor Prof. Luiz Pedro Antunes, Paulo nunca correu atrás da glória. Sua paixão era a Botânica e a Natureza que ele defendia com afinco. Não ligava para títulos. Humildade, sensibilidade e sinceridade eram suas características. Dono de um imenso saber, pois tinha o Pio Corrêa inteiro na cabeça, ele adorava dividir seus conhecimentos com os alunos. Seus olhos chagavam a brilhar e a voz a embargar pela emoção do ensinar.

Seu último projeto na UFF foi a arborização do Morro do Valonguinho sonhando em implantar lá a maior biodiversidade arbórea. E lá ia ele com seus alunos, enxada na mão, ministrar suas aulas. Era homem de campo, não de laboratório.

Exagerado na sua vida, se entregava inteiro às suas amizades. Bom garfo também, era o churrasqueiro das festas de confraternização do departamento que ele organizava no Horto. Criava uma jiboia enorme no meio da sua coleção de orquídeas.

Um coração imenso, Paulo era pura paixão. Deixa três filhos e uma imensa saudade.

Texto: Prof. Alphonse G. A. C. Kelecom

Homenagem dos docentes e servidores do Departamento de Biologia Geral, por tudo que o Prof. Paulo Fevereiro construiu e ensinou na UFF.

Translate »